Wednesday 22 April 2009

Blog ou Comunidade?


Durante este tempo em que estivemos um pouco inativos neste site, estivemos a trabalhar numa comunidade. Ora tal como podem observar nuns posts abaixo, o nome dessa mesma comunidade é "Surf's Bay", e tem como objectivo principal atrair todos aqueles que se interessem por surf e dar a conhecer a todos aqueles que se sintam interessados, as melhores praias para surfar no país ao longo de todo o ano.

Contudo cabe-nos agora a tarefa de comparar aquela mesma comunidade, isto é, comparar a maneira como as coisas se processam naquele site, com a maneira como costumamos processar a informação neste site. Pensamos, para começar, que a grande diferença entre um e outro, é que um pretende atrair um tipo de público especifico e o outro pretende abranger um variado tipo de públicos, podendo, porém, algumas vezes, se singir num único tema aglomerando assim um determinado tipo de público.

Quando estávamos a fazer a comunidade reparámos que tinhamo-nos que ser bastante directos relativamente ao que estávamos a tratar, que tudo o que mencionávamos e aplicávamos tinha que estar realiconado só e só com o tema principal. Nas comunidades, o grande objectivo é ser o mais esplicito possivel relativamente ao tema em questão, e abranger informações o mais relacionadas possivel com esse mesmo tema. Pode-se criar uma secção que fale de um aspecto determinado do tema e criar pastas e sub-pastas que possam conter informação sobre o tema. É possivel criar "polls", isto é, temas em que o próprio menbro pode dar a sua opinião e escolher numa vasta opção de escolhas, uma resposta que vá de encontro com a sua opinião, e, posteriormente, dar a sua opinião como forma de justificação. É possivel ainda, e isto, na nossa opinião é o ponto mais alto do site, criar uma secção de "chat", onde todos os menbros que façam parte da comunidade podem interagir entre si e relaxar um pouco do dia-a-dia.

Já o Blog, achamos que é um software um pouco mais limitado, aquando de uma comparação entre a comunidade. Pois apesar do blog poder ser um sitio onde podemos publicar a nossa opinião relativamente a qualquer tema e comentar a informação a que este possa vir a dispôr, não dispõe de certas ferramentas que o site da comunidade possui o que pode vir a tornar a sustentação e a participação no blog, um tanto ou quanto aborrecida e irritante. Contudo, o Blog não é algo que se deva menosprezar, só porque não possuí tantas qualidades como a comunidade, visto que também possuí uma caracteristica que acaba por ser a salvaguarda para este e a perdição para o outro. Diversidade de temas.

No comments:

Post a Comment